quinta-feira, julho 24

Acaboouououou

Dia 25.07, segundo o Calendário Maia é o dia fora do tempo. Ou são os meus pensamentos vãos? É o Dia Fora do Tempo ou é o dia do encontro? />E, vendo desse ponto de vista, nada acabou... Ao contrário! Estamos novamente começando - A mágica da vida! A oportunidade de recomeçar, refazer, re-brilhar, re-re-re-transcender!
Lembrei do poeta: "Viver é bom! Nas curvas da estrada... Solidão, Que Nada!" Salve minha paixão por Cazuza.

segunda-feira, julho 7

Emoção Artificial 4.0


Visitando a 4ª Bienal de Arte e Tecnologia no último domingo, no Itau Cultural - na mais paulista das avenidas (como disse MRP; e muito bem dito) - e divertindo-se com os robozinhos simpáticos e interativos (conversamos bastante com eles).
Depois, passeando pela Paulista e pensando: - Ah, São Paulo, se for para ser no Brasil, que seja impossível viver sem ti! (FAZER UMA CRÔNICA SOBRE EXPOSIÇÕES JÁ VISTAS E SOBRE CULTURA)

quinta-feira, julho 3

Bendito É O Fruto!

********** "LÍSIA - Ana Paula tomará o alto da escada! Quanto às outras, fiquem por aqui, fazendo uma espécie de cinturão de retaguarda. Quanto a você, Laísla, assim que escurecer vá ao encontro dos dois e livre meu Rhett Buttler da companhia daquela Scarlett O´hara do pão de queijo. E tudo ficará perfeito! Ao procurar pela namorada, meu filhote fatalmente vai passar por aqui e, nesse instante, a Aninha ataca!" **********

Essa comédia em três atos foi inspirada numa pequena história de grande valor. Uma amiga, Sra. Laís Cecília da Silveira - de Pindamonhangaba, me contou que, na época da solteirice, um dos passatempos dela e das amigas, sendo negras, era o de irem para a porta do clube da cidade verem as brancas chegarem para o baile com seus vestidos e namorados, esbanjando elegância e beleza. 'Début' restrito aos brancos já que os negros não podiam participar do baile. Eram os idos da década de 50 e o preconceito, naquela época alardeado em vozes e atos, corria solto.

Daí, escrevi Bendito É O Fruto! Criando e viajando na idéia de pensar em, independente da época, como seria se uma negra tivesse a oportunidade de entrar na festa de uma branca assumidamente racista.

Hoje não temos racismo. Temos? Hoje, o racismo é dissimulado, acobertado sob o manto dos interesses. Interesse em aceitar quem é conveniente (como se faz normalmente em sociedade, independente de etnias); interesse em ser policamente correto, interesse em se parecer sociável. Assim, acoberta-se um dos piores crimes que pode ser cometido contra o ser humano.

Lísia, a protagonista da minha peça, grita e expõe toda a sua crueza, toda a sua verve que se expressa textualmente na forma de um preconceito nojento e podre.

E, com isso, pretendo eu com essa comédia, além de fazer as pessoas rirem, fazê-las também pensar o quanto pode-se estar cheirando mal por dentro, no caráter e nos conceitos, mesmo que não se demonstre por meras conveniências sociais.

Depois de conhecer a minha casa, vai lá, visita também essas outras...

http://oxigenioscotidianos.blogspot.com/
http://cantinhodotom.blogspot.com/
http://deborahjazzini.blogspot.com/
http://www.blogdoenio.blogspot.com/

quarta-feira, julho 2

A PERSONALIDADE DA CABRA

A Cabra do Fogo - nascidos entre 09 de fevereiro de 1967 e 29 de janeiro de 1968.

"Tudo o que tentei fazer na minha vida, eu o fiz com todo o meu empenho, para realizá-lo bem; tudo a que me devotei, devotei-me completamente, tanto nos grandes quanto nos pequenos objetivos. Tenho sido sempre totalmente fervoroso. "
Charles Dickens, uma cabra.

(Trecho extraído do livro Seu Horóscopo Chinês para 2008 - de Neil Somerville)

Meu comentário - Pelo sim ou pelo não... * algumas coisas: SIM - Outras: NÃO. Mas, para os chineses, sou cabra do fogo.

segunda-feira, junho 30

Era uma vez a OTELO



Tudo começou em 1987... E, de certa forma, até este blog. Porque ele é resultado de um amadurecimento de vida, de idéias, de costumes... E é resultado do meu desenvolvimento.

OTELO - a Oficina de Teatro Experimental de Lorena foi um trabalho que, embora feito no campo intuitivo e sem conhecimento de quase nada, foi importantíssimo para a minha formação profissional.

Com os trabalhos da OTELO eu aprendi a lidar com gente no palco, comecei a aprender o que é estética em teatro e as funções de cada elemento de cena: o ator, o diretor, a música, o texto, o cenário... É! Foi uma vida descoberta por mãos inexperientes e um trabalho vivido com muita energia e muita vontade de fazer.

Aqui eu deixo meu MUITO OBRIGADO! a todos que estiveram comigo naquele tempo: Elaine, Lourdes, Liu, Enedina, Márcias (as duas), Raquel, Sandras (as duas), Marcos, Yanna, Paulo Bertiotti, Ana Lúcia, Ivone, Maria Teresa, Juliano, Neto, Orlando, Minha Mãe, Suely, Sandra, Amanda, Sonia, Shirley, Meu Pai, Edith Palma, Sandra Veríssimo, Jayro. E obrigado a Deus pela energia da criação, a inspiração dos textos que escrevi - Amor e Morte, Uma Razão Para Ser Feliz, Cris Tal Luiza, Passarelas, Assim É O Interior, 24 Horas Na Vida De Um Defunto, A Gosto Dos Anos 60 - e pela inspiração do meu mais elaborado texto de teatro: Bendito É O Fruto!

Num domingo comum

Café da manhã gostoso, Praça da República, Passeio pela feira de artesanato, Reunião em volta da mesa de um bar no Arouche, Almoço no Chopp Escuro, dvd em casa, cuidar de um amigo que está carente da nossa presença, carinho e atenção, levar a Néia na rodoviária, voltar pra casa... coisas ótimas de um domingo pacífico e bom... muito bom... ótimo. Ainda tenho muito o que conquistar, mas uma boa parte eu já consegui me dar... pacientemente... acreditando, transpondo barreiras, vivendo a vida que eu escolhi e não a que se impôs primeiramente, para ser escrita por mãos que não eram as minhas. Como é bom estar aqui!